quarta-feira, 19 de outubro de 2011

----CURIOSIDADES -----LIPÍDIOS E GLICÍDIOS


LIPÍDIOS
Constituem a principal forma de armazenamento de energia no corpo e nos alimentos.
São parte de todas as células e transportam algumas vitaminas no sangue. Cada grama de lipídio fornece nove calorias. Os lipídios, quando ingeridos em excesso, aumentam o risco de doenças cardiovasculares, derrames e câncer e podem levar à obesidade e ao diabetes. Suas fontes podem ser de origem animal (manteiga, carnes, leite, etc.) que tendem a ser saturadas e prejudiciais, ou de origem vegetal (óleo de oliva, milho ou canola), que são, geralmente, insaturadas e mais saudáveis.
Deve-se limitar sua ingestão em aproximadamente vinte e cinco por cento das calorias totais. Sua carência pode causar dificuldade de metabolização das vitaminas A, D, E e K e o seu consumo excessivo pode causar obesidade e problemas cardiovasculares.

CARBOIDRATOS OU GLICÍDIOS
Eles fornecem a maior parte da energia necessária para as atividades do corpo humano como pensar, caminhar, executar trabalhos e exercícios físicos. Compõem uma fonte de calorias derivadas de amidos e açúcares que abastecem nossos músculos e cérebro. Devemos consumir sessenta por cento das calorias totais diárias em carboidratos encontrados em frutas, legumes, pães e grãos.
A deficiência no consumo de carboidratos pode causar queima de gorduras e proteínas, desequilibrando o organismo e seu excesso leva a obesidade.

PROTEÍNAS
As proteínas são formadas por aminoácidos. São essenciais para construir e reparar músculos, hemácias, cabelo e outros tecidos e para sintetizar hormônios. Também formam os anticorpos e estão envolvidas nas defesas do organismo. Na forma de lipoproteínas, elas transportam gorduras e outras substâncias no sangue. Contribuem para a homeostase (equilíbrio) do organismo, pois mantêm a concentração entre os líquidos do corpo. As proteínas são uma fonte de caloria e podem ser usadas para obtenção de energia se houver insuficiência de carboidratos. Cada grama de proteína fornece quatro calorias. Aproximadamente quinze por cento das calorias devem vir de alimentos ricos em proteínas como peixes, carnes, leite, queijos.
Sua carência pode causar desnutrição e baixa imunidade e o seu consumo elevado pode causar retenção de uréia.

CALORIAS
É a quantidade de calor ou energia que determinado alimento pode gerar no organismo. Seu controle é fundamental, pois pode determinar a perda, manutenção ou ganho de peso corpóreo. Cada grama de proteína e de carboidrato nos fornece quatro calorias, já as gorduras fornecem nove calorias por grama.



Nenhum comentário:

Postar um comentário